
Equipe
Artistas Parceiras

Michelle Porto
Diretora Artística e de Produção da Imã Circo. Formada em Letras pela UFPR; Pós graduada em Artes Híbridas pela UTFPR (2018). Gestora da ASPART - Artistas associados, coordenadora dos trabalhos artísticos da instituição desde 2004. Atua como artista, pesquisadora e diretora desde 1998, entre suas realizações estão mais de trinta espetáculos de circo, teatro e teatro de formas animadas, já participou de diversos projetos, festivais e mostras artísticas pelo Brasil e América Latina. Indicada ao Prêmio Troféu Gralha Azul de Teatro como Diretora revelação (2009), com o premiado espetáculo Circo Mundi; Indicado ao Prêmio Nacional Bunge da área de Circo (2015); Prêmio de Incentivo ao Circo e ao Teatro FUNARTE/ MINC (2010), com o espetáculo Circo Giramundi; Prêmio da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (2021) em reconhecimento por sua trajetória como produtora cultural.
Andressa Medeiros
Andressa Medeiros é Doutora em Estudos Literários pela UFPR, com a tese Bio paisagem e poética do acontecimento em Guimarães Rosa. Artista e produtora curiosa valoriza a pesquisa e interseção entre diversas artes: literatura, artes plásticas, teatro e audiovisual. Seu foco de pesquisa é a multisensorialidade nas artes. Por isso, como gestora e diretora artística da Ariramba Cultural trabalha com artistas e produtoras parceiras que desenvolvam propostas criativas, inclusivas, acessíveis e com acessibilidade estética. E que valorizem a diversidade cultural das equipes de modo a potencializar a diversidade de conteúdos, linguagens e modos de fazer. Saiba mais em:
Marina Prado
Artista plural com trajetória de 30 anos no cenário nacional e internacional. Mestra em Artes pela UNESPAR com pesquisa voltada à mulheres de circo, e proposta do conceito "Corpos Lona". Pós Graduadal na área do corpo acrobático PUC/PR. Bacharel e Licenciada em dança pela Unespar. Formada no Curso de Teatro Musical Escola Projeto Broadway Curitiba-PR. Estudou pesquisa e experimentação corporal no centro em movimento CEM, Lisboa Portugal. Transita nas artes do movimento circense, dança, teatro além de produtora cultural. Possui um espaço na cidade de Curitiba onde leciona dança e arte circense. Participou e participa de projetos no Brasil, Portugal, Áustria, Alemanha, Colômbia e Argentina.
Jossane Ferraz
Atriz, bailarina e produtora cultural. Formada em artes cênicas na unespar. Trabalha como atriz em 2002 e desde então teve diversas experiências com teatro, dança, circo, no brasil e na frança. Em 2021 fez um workshop na escola internacional jacques lecoq. Em Curitiba, trabalhou com diversas companhias, como a inominável companhia, imã circo e processo multiartes. Com esta última, foi indicada pelo troféu gralha azul, em 2018, como melhor atriz coadjuvante no espetáculo criâsia. Na frança, estagiou com a tewoola companhia de circo e teatro e foi contadora de histórias.
Dayse Santiago
Artista, educadora e terapeuta artística, Dayse Cristina Santiago atua há mais de vinte anos na intersecção entre arte, educação e cultura popular brasileira. É idealizadora e coordenadora do Ipê Amarelo – Ateliê e Quintal, espaço cultural em Curitiba dedicado à arte, à infância e ao brincar livre. Formada em Pedagogia e especialista em Artes Manuais para Educação, com base na pedagogia Waldorf.
Atuou como atriz, brincante e bonequeira em diversos espetáculos e festivais, entre eles o Gente Miúda – Festival de Artes para Crianças, do qual também foi curadora e diretora artístico-pedagógica. Foi integrante dos grupos Mundaréu, Maracaeté e Circoluz, com ampla trajetória em teatro, dança e cultura popular.
Thayana Barbosa
Especialista em Canção Popular pela FASM/SP, Licenciada em Música pela FAP/PR. Atriz, cantora, compositora e arte educadora Thayana Barbosa, iniciou sua carreira no teatro de bonecos em 2002, atuando em espetáculos junto ao Grupo Mundaréu com direção de Itaercio Rocha. Com o grupo Mundaréu circulou com os espetáculos “As aventuras de uma viúva alucinada”, “Cortejo Natalino” e “Guarnicê, uma singela opereta popular”, por diversos Estados brasileiros com projeto do SESI Bonecos do Brasil. Participou do processo de imersão com a Cia. Kobachuk de Bonecos de manipulação de bonecos e objetos. Foi dirigida por Manoel Kobachuk no espetáculo Adamastô. Em 2014 realizou o monólogo infantil “O pequeno e o Mar”, em 2015 realiza o monólogo “Dia Claro Noite Escura” com direção de Dico Ferreira e produção de Michelle Porto, espetáculo que segue em repertório e já completa uma trajetória de 10 anos.






